Paciente relata maus-tratos em transporte de hemodiálise

por Câmara última modificação 27/03/2018 09h22

Na última reunião da Câmara, Denilson Braga Costa se inscreveu na Tribuna Livre e desabafou sobre um episódio de maus-tratos no transporte de pacientes de hemodiálise que fazem o tratamento junto com ele. “Jamais imaginei que uma coisa dessas fosse acontecer com um ser humano debilitado e com problemas de saúde”, desabafou.

Segundo Denilson, o município tem quatro pessoas que realizam o tratamento na cidade de Ubá (dois de Vilas Boas e outros dois de Tuiutinga), e são levados três vezes por semana para a realização do procedimento. Porém, na quarta-feira, dia 14 de março, ao levarem uma conhecida para Tuiutinga, o motorista responsável “cercou” o ônibus escolar e pediu para paciente trocar de veículo.  “Uma pessoa que sai de uma sessão de hemodiálise fica muito debilitada, com queda de pressão, e dentro daquele ônibus cheio de crianças e adolescentes, em pé, não tem nenhum suporte, podendo passar mal a qualquer momento. Está na lei a obrigatoriedade do transporte adequado para esse tipo de paciente”, disse. “Não estou pedindo muito, apenas um transporte de qualidade”.

Durante o debate dos parlamentares sobre o tema, o presidente Juninho Teixeira pontou que o relato é grave. “Estamos trabalhando com vidas e esse relato será levado em conta por esta Casa e vamos pedir uma resposta sobre esse fato”, disse.

Conhecedor do assunto, o técnico de enfermagem e vereador Leandro Rodrigues, disse que o paciente nunca deveria ter se deslocado para outro veículo, sendo colocado em risco a vida da pessoa. “Se rompe uma fistula a pessoa pode vir a óbito em questão de cinco minutos, e na frente de muitas crianças que ficariam traumatizadas”, explica.

Os demais vereadores também se manifestaram indignados sobre o fato, destacando que buscará medidas sobre a situação e a atuação do motorista responsável.  “O desgaste é muito grande para nós que fazemos hemodiálise, ficar cerca de quatro horas com uma máquina filtrando o sangue é cansativo. O transporte é uma questão muito sensível para quem faz esse procedimento”, finalizou Denilson.

Sobre a doença - A Insuficiência Renal Crônica é uma enfermidade que destrói progressivamente a função dos rins, quando chega ao estágio avançado. Para sobreviver, os pacientes necessitam de diálise, um tratamento que, na maioria dos casos, tornam o paciente dependente de cuidados especiais.