Câmara recebe I Mostra Histórica de Guiricema

por Câmara última modificação 28/09/2017 16h22

O resgate do passado, através de fotos e objetos antigos marcou a abertura da I Mostra Histórica de Guiricema. Aberta na noite de quarta-feira, a partir das 20 horas no salão superior da Câmara Municipal, o evento recebeu autoridades e um grande público para conferir parte de momentos únicos da cidade.

Realizado pela Paróquia Nossa Senhora da Encarnação, Câmara e Prefeitura, com o apoio do fotógrafo Alexandre Silva e Rádio Colina o evento marca também o centenário da Matriz Nossa Senhora da Encarnação, no qual recebeu os fiéis em uma concorrida missa celebrada pelo Bispo Dom José Eudes Campos e Pe. Júnior.

Mestre de cerimônias do evento e uma das organizadoras da Mostra, Glênia Lourenço Silva enfatizou ao público sobre a necessidade de se preservar as memórias locais, destacando que a exposição é apenas uma pequena parte de uma grande história de Guiricema. “Não tem como agradecemos de forma individual para não ser injusta, mas a todos que colaboraram com peças, fotos, objetos e materiais para esta Mostra”, disse.

Mas quem percorre pelo salão pode conferir de perto que além do acervo histórico da Matriz Nossa Senhora da Encarnação, pessoas como Leonardo Araújo Ferraz, Bruno Sampaio De Battisti, Márcio Alves Moreira, Marley Moura, Suzana Martins e José Mauro da Silva disponibilizaram objetos simbólicos e significativos para a história de Guiricema, como: livros de radiotécnica que pertenceram à Laerte Antônio de Souza; equipamentos (balança e máquina de somar) da antiga Casa De Battisti; um relógio de pendulo que pertenceu a José Guerino De Battisti; uma clarinete de madeira da primeira formação da Amantes da Lira; entre muitos outros itens.

“Não poderia ser outro o sentimento que me invade senão o de felicidade o qual compartilho com todos os que aqui se encontram, na certeza de que este será o primeiro de uma série de eventos desta natureza, cuja finalidade maior é senão, valorizar a cultura de nossa cidade e resgatar a história de nosso povo”, disse o presidente da Cãmara José Teixeira Rodrigues Júnior. “Um povo que não valoriza seu passado, é um povo sem futuro! E é nosso dever, como gestores públicos, zelar pela valorização da cultura e dos traços que formaram nossa identidade”.

Programação
A exposição ficará aberta ao público até domingo, 24 de setembro. O salão da Câmara ficará aberto ao público de 8h às 11h e das 13h às 21h, onde monitores receberão as pessoas interessadas em conhecer um pouco mais da história e cultura de Guiricema.

Na data de encerramento está programado também uma apresentação musical com o Trio de Flautas do Conservatório Estadual de Música Professor Theodolindo José Soares.